terça-feira, 5 de julho de 2011

MAPAS MENTAIS

Mapa mental do Egito Antigo
http://www.mapasequestoes.com.br/home/o_que_sao_mapas_mentais
http://blog.mapasequestoes.com.br/2008/04/mapas-mentais-como-fazer.html

EXERCÍCIOS-INDEPENDÊNCIA DOS EUA

Exercícios

1-Responda.

A-Em que princípios foi baseada a 1ª Constituição dos Estados Unidos da América?
B-O que significa politicamente a independência dos EUA?
C-Que conseqüências a independência trouxe para:
1- negros;
2- indígenas;
3- mulheres;
D-Que ideia contida na constituição norte-americana revela a influencia de:
1- John Locke;
2- Montesquieu;
E - Qual é o sistema de votação aprovado pela Constituição? Descreva-o.
F - Leia com atenção a afirmação abaixo:
G-“Nós, o povo dos Estados Unidos...”. Esta afirmação refere-se a todo o povo dos Estados Unidos (em 1887)? Justifique.
H- Relacione a Guerra dos Sete Anos (1767-1773), entre Inglaterra e França e a independência dos Estados Unidos.

I-Por que podemos afirmar que a Guerra dos Sete Anos acelerou o processo de independência dos EUA?
I- O que foram as Leis intoleráveis e como os colonos reagiram a estas leis?

2-Assinale V para verdadeiro e F para falso, reescrevendo-as corretamente.

A.  (   ) A independência dos EUA representou a consolidação política e econômica do Antigo Regime.
B.   (   ) A Lei do Chá impunha aos colonos uma serie de tarifas alfandegárias (impostos) sobre os produtos importados.
C.   (   ) A Constituição de 1787 definiu os EUA como uma Republica Presidencialista Federativa.
D.  (   ) O cargo de chefe do poder executivo cabia ao presidente, eleito de forma direta.
E.   (   ) Em 1785 a Inglaterra assinou o Tratado de Versalhes reconhecendo a independência dos EUA.







3- (UFF 2009) - Leia o TEXTO Abaixo com atenção:
“Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitosinalienáveis, dentre os quais estão a Vida, a Liberdade e a Busca da Felicidade”.
A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi marco de um processo que apontou para grandes transformações; com ela rompia-se o domínio colonial europeu sobre o continente americano. Entretanto, não assistimos só a rupturas, mas também a continuidades na separação das colônias inglesas e na formação estadunidense.
Sobre tal processo, pode-se afirmar que:
I. Embora baseada nos ideais liberais de igualdade e liberdade, a legislação americana, à época da independência, por mais que garantisse a liberdade de religião, de expressão e de reunião, construiu uma soberania popular restrita, a partir de um sistema eleitoral censitário, que beneficiava os proprietários;
II. A Constituição de 1787 reforçava o poder central e equilibrava as disparidades entre os estados, através do Congresso bicameral – o Senado e a Câmara de Representantes – e do papel atribuído à Suprema Corte, construindo um sistema inteiramente novo;
III. Os ideais liberais da Revolução Americana definem-se pela defesa intransigente da liberdade econômica e pela renúncia a qualquer tipo de protecionismo, resultando na dominação dos setores do Norte, de forte tradição comercial e pela necessidade de importação dos bens produzidos pela indústria inglesa, contrariando os interesses dos proprietários sulistas, que buscavam fortalecer a sua economia, para abastecer o mercado interno;
IV. A manutenção da escravidão, uma das grandes heranças do período colonial, visava a atender os interesses dos proprietários rurais da região sul, bem como dos comerciantes de almas, inclusive retirando-se da redação final da Declaração de Independência o trecho que criticava a propriedade escrava.

Assinale a opção correta.
A) A afirmativa I está correta.
B) As afirmativas I, II e III estão corretas
C) As afirmativas I , II e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
E) As afirmativas II ,III e IV estão corretas.
4- Primeiras colônias americanas a se tornarem independentes em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX:


A) uma posição de estímulo aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigentes em grande parte da Europa; B) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia; C) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória para todos os cidadãos; D) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações; E) uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.
5.As Leis britânicas acirravam as divergências entre colonos americanos e a Coroa Inglesa, provocando a luta pela independência. Entre os objetivos dessas leis, devem ser destacadas as seguintes:
A) Aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e promover a recuperação econômica da Companhia das Índias Orientais.
B) Aumentar o consumo de chá e açúcar nas colônias, obrigar ao uso de selos na correspondência e aumentar as exportações das colônias. C) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste. 
D) Recuperar a Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações das colônias. E) Pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os Atos Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.

6.Leia o texto seguinte com atenção:"O sangue dos que foram chacinados, a voz lamentosa da Natureza gritam: 'é hora de separarmos!' 
Mesmo a distância que Deus colocou entre a Inglaterra e a América é uma prova forte e natural de que a autoridade de uma sobre a outra não era a vontade dos Céus (...) UM GOVERNO NOSSO É UM DIREITO NOSSO (...)
Portanto, o que queremos?
Por que hesitamos? a parte da Inglaterra  não esperamos nada, a não ser a ruína (...)

Nada pode resolver nossa situação tão rapidamente quanto uma declaração de independência, aberta e feita com determinação. "
(Thomas PAINE, Bom Senso, panfleto de 10 de janeiro de 1776, citado por Leo HUBERMAN, História da Riqueza dos Estados Unidos, Brasiliense, São Paulo, 1983)
O documento anterior expressa algumas das idéias que, pouco mais tarde, estariam contidas na Declaração de Independência das Treze Colônias da América do Norte.A) Apresente dois fatores que tenham contribuído para a independência das Treze Colônias.




B) Relacione a frase "Um governo nosso é um direito nosso" com as idéias que fundamentaram o processo de independência das Treze Colônias.




7. Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:
A) No fato de não estarem representados na assembléia que votou as taxas;
B) No princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C) No direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;
D) Nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
E) Nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas (http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-historia/a-independencia-dos-eua)